limpeza de caixa agua

O consumo da água contaminada pode ocasionar vários riscos à saúde humana e causar enfermidades que se não forem tratadas colocam a sua vida em perigo Mesmo que já seja uma água limpa e clorada pelos órgãos públicos ela pode chegar em nossas torneiras contaminadas.

É muito importante realizar a limpeza da caixa d’água para manter a saúde e bem estar de todos os moradores da casa. Sua realização nunca deve ser esquecida pois é algo fundamental, a falta da manutenção pode ocasionar problemas graves e comprometer a qualidade da água da sua residência.

As empresas de saneamento fornecem à sua residência água tratada e é a sua obrigação garantir que essa água mantenha a qualidade deixando sempre em dia a limpeza e a manutenção da sua caixa d’água. Sendo assim você garante que nada contamine sua água ou a saúde dos seus familiares.

Mesmo que a limpeza de bastante trabalho, a falta dela pode fazer com que a sua caixa d’água se transforme em um lugar cheio de transmissores de doenças. Sendo assim, se você manter sempre a sua caixa d’água limpa você não terá risco de consumir uma água com doenças.

Como higienizar o reservatório de água?

Esvaziar a caixa d’água e lavar ela com esponja e água não é o bastante. Esse processo só remove as incrustações que estão aparentes, mas não tem eficácia contra as bactérias. As manutenções desses reservatórios devem ser feitas por uma empresa profissional. As equipes colocam o material específico para que haja uma higienização completa do local e a eliminação total dos germes e bactérias.

Qual a forma correta para limpar uma caixa d’água?

A limpeza da caixa d’água tem um processo bastante simples. Para realizá-la você vai precisar de panos, esponjas, um balde de água sanitária e uma vassoura. Veja a seguir o passo a passo:

  • Lembre-se de fechar o registro da água e anular a bóia automática, a amarrando na posição fechada.
  • Deixe apenas um palmo de água no fundo da caixa para realizar a limpeza, ligue as torneiras para que o resto saia. Lembre-se também de fechar o registro de saída da água para que os resíduos da limpeza não passem para a tubulação
  • Passe um pano ou esponja (caso a caixa seja de fibra) e se ela for de concreto passe uma vassoura. Esfregue bastante o fundo e as paredes. Não use detergente, sabão ou outros tipos de produtos químicos para que seja evitada a contaminação.
  • Jogue fora a água suja com um balde ou através da tubulação de limpeza. Não abra a tubulação da saída de água para que a sujeira não vá para a tubulação. Após isso feche o registro da limpeza e retire qualquer resto que tenha ficado no fundo com um pano
  • Encha de novo a sua caixa com um palmo de água, logo em seguida acrescente 1 litro de água sanitária para cada mil litros de água na caixa. Passe essa solução nas paredes da caixa e deixe agir por mais ou menos 2 horas. De nenhum modo consuma essa mistura porque ela é muito prejudicial à saúde
  • Após esperar 2 horas, abra o registro de saída para que a caixa seja esvaziada novamente. Você poderá fazer um segundo enxágue caso ache que seja necessário.
  • Após enxaguar, tampe a caixa novamente e abra o registro para que a água entre e libere a boia. Quando a caixa estiver cheia, é recomendado que se ligue às torneiras por cerca de 10 minutos para que toda a água sanitária saia das tubulações, ou usar essa mesma água para limpar a sua casa.
  • Guarde a data que foi feita a higienização e faça o mesmo processo após 6 meses

Qual a frequência máxima para a higienização dos reservatórios de água?

A vigilância sanitária recomenda que a manutenção e a frequência da limpeza da sua caixa d’água devem ser feitas de seis em seis meses para que a água não se torne imprópria para o consumo humano. A limpeza tem que ser feita em todos os tipos de caixa d’água, seja de concreto, fibra de vidro ou fibrocimento.

Como fazer um relatório de limpeza de caixa d’ água?

Para fazer o relatório da limpeza você deve fazer a anotação das seguintes coisas:

  • Objetivo do serviço
  • Serviços realizados
  • Problemas detectados
  • Relatório fotográfico
  • Conclusão

Quem pode emitir certificado de limpeza de caixa d’água?

A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária determina que em condomínios, a higienização e limpeza de todas as caixas d’água tem que ser feita por empresas especializadas. O responsável pelo condomínio tem que acompanhar a validade do certificado de limpeza da caixa d’água que é fornecida pela empresa. A emissão do certificado da limpeza de caixa d’água e do laudo de potabilidade são entregues pela empresa responsável pela higienização.

By vitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *