aparelho invisível

O setor odontológico cresceu muito com a tecnologia, principalmente em alguns tratamentos. Um dos procedimentos que mais evoluíram foram os de ortodontia, reconhecidos pelos famosos aparelhos ortodônticos.

 

Esses aparelhos são conhecidos pela sua estética metálica feita por fios e braquetes que atuam para o alinhamento dos dentes e conserto de mordida. 

 

Entretanto, muitas pessoas consideram que o aparelho convencional, apesar de eficiente, interfere muito na estética. 

 

Desse modo, uma das formas de ajudar no alinhamento dos dentes e interferir menos na estética do sorriso são os aparelhos invisíveis.

 

No presente artigo abordaremos sobre os alinhadores transparentes, seu uso e como funcionam.

O que é o aparelho invisível?

O aparelho invisível também é conhecido por alinhador transparente, ou Invisalign. Consiste em um modelo moderno e inovador de tratamento ortodôntico, que visa substituir (na maioria dos casos) os modelos convencionais de metal.

 

Ao contrário dos aparelhos convencionais encontrados nos principais planos de convênios odontológicos. O modelo invisalign é removível e transparente, sendo discretos, de modo que não interferem muito na imagem pessoal. Inclusive, também podem ser ofertados pelo plano odontológico.

 

Portanto, é bastante usado por pessoas que lidam com a imagem, como repórteres, atrizes e atores, atendimento, entre muitos outros.

 

Os aparelhos invisíveis são modelados de acordo com a arcada do paciente, por meio de composições 3D. Os dentistas simulam quantas moldeiras serão usadas e qual será o resultado final também digitalmente.

 

Os cirurgiões-dentistas fazem uma série de aparelhos, que são trocados de acordo com um cronograma estipulado. Geralmente ocorrem a cada duas semanas. Os alinhadores permitem uma movimentação mais rápida e torna os resultados mais eficazes.

Vantagens do uso do Invisalign

Existem variadas vantagens para o uso do aparelho invisível, sendo a mais importante e mais procurada na questão estética.

 

Eles são discretos e não interferem na imagem como os aparelhos convencionais. Deste modo, o uso do aparelho durante o dia é muito mais confortável.

 

Por ser removível, a higienização oral também é facilitada, podendo ser realizada normalmente – bem como o processo de se alimentar.

 

O encaixe desse tipo de aparelho também é mais confortável e isso acontece principalmente por ser feito de acordo com a arcada do paciente, assim, não machucam a gengiva, os lábios ou a língua. Outro fator determinante é que a tensão sobre os dentes é reduzida.

 

A grande vantagem é que não afetam a fala, pois não cobrem o céu da boca, permitindo que o melhor posicionamento da língua aconteça. 

O passo a passo do tratamento

O processo do tratamento do Invisalign é bastante simples e é feito em três passos, que abordaremos com mais detalhes abaixo. 

  1. A consulta ideal

O primeiro passo para o tratamento é a consulta inicial de avaliação feita pelo dentista.

 

De acordo com a avaliação feita, o cirurgião identifica se existe mesmo a necessidade do uso do aparelho ortodôntico.

 

Caso seja necessário, o dentista tira fotos, faz radiografias, depois é feito um escaneamento dos dentes para que o plano de tratamento seja elaborado.

  1. Planejamento virtual 3D

A partir dos exames que são feitos, os médicos elaboram um plano de tratamento 3D personalizado especial. Aprovado pelo paciente, os aparelhos são feitos.

  1. Instalação

Depois dos alinhadores estarem prontos, este é instalado. Depois é feito o acompanhamento, para isso a troca dos alinhadores é feita entre 10 e 15 dias até que se encerre o tratamento.

Para que servem os aparelhos invisíveis?

Os alinhadores servem tanto para casos simples como para os complexos. Alguns dos tratamentos que podem ser cuidados com esse tipo de aparelho são mordida cruzada, prognatismo e dentes espaçados.

 

Apesar das vantagens é importante que quem indique o melhor tratamento seja o dentista, para que assim os resultados alcançados sejam bastante proveitosos.

 

Deste modo, vimos que o aparelho invisível pode ser indicado para variados tipos de disfunções e, para muitos dentistas, é o substituto natural dos aparelhos metálicos. 

Veja também em nosso Blog:

6 razões pelas quais ter um plano de negócios é importante para pequenas empresas

 

O tempo de tratamento com esse tipo de aparelho pode ser diminuído em até 6 meses se comparado com os convencionais de metal.

 

Assim, compreendemos que o setor odontológico avançou bastante, e os aparelhos invisíveis são um grande aliado para dentes alinhados e bonitos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

By vitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *