Estética odontológica

Para vivermos uma vida plena, cheia de emoções e saúde, é importante estarmos em equilíbrio entre corpo e mente. Uma das formas de conseguir isso é cuidando da estética visual, e não podemos falar de estética sem nos referirmos a estética odontológica.

 

Não é de hoje que os dentes e a boca são levados a sério quando falamos de autoestima, afinal, quando sorrimos e os dentes estão em ordem, temos muito mais segurança e confiança em quem nós somos e socializar.

 

Por isso o setor odontológico vem buscando aperfeiçoar as mais variadas técnicas estéticas, como o clareamento dental com moldeiras e os aparelhos ortodônticos, grandes aliados para o melhor aspecto e alinhamento dos dentes.

 

No presente artigo abordaremos sobre o que é a odontologia estética e os procedimentos que possibilitam que as pessoas tenham um sorriso bonito, agradável e cheio de saúde.

O que é a estética odontológica?

A odontologia avançou muito, principalmente nos últimos dez anos, e isso se refletiu de forma bastante poderosa nos tipos de tratamento disponibilizados.

 

Por conta desse quadro que se desenhou, surgiu um ramo da odontologia que ficou conhecido como odontologia estética, que consiste no uso de variados métodos e técnicas focadas em melhorar a estética e a saúde dos dentes.

 

Manter um sorriso branco, alinhado e sem imperfeições, além de ajudar na auto imagem, contribui muito para a autoestima, já que os indivíduos se sentem mais seguros, mais firmes e, consequentemente, tendo uma melhor qualidade de vida.

 

Deste modo, existem variados procedimentos estéticos, que tanto podem ser exclusivos para melhorar a imagem dos dentes, como o caso das facetas dentais, como atender tanto o aspecto estético como funcional, como os aparelho ortodontico transparente.

 

No tópico abaixo abordaremos sobre os procedimentos estéticos odontológicos que são procurados nas clínicas e que permitem que as pessoas sorriam com muito mais segurança e qualidade.

Procedimentos odontológicos existentes

O ramo da odontologia estética abrange métodos e tratamentos variados que atendem a muitas demandas relacionadas à estética e funcionalidade do sorriso e da face.

 

Abaixo abordaremos alguns desses tratamentos existentes.

  1. A profilaxia

Além da higienização cotidiana, que precisa fazer parte da rotina, é essencial que para a estética dos dentes e a saúde da boca seja feita uma limpeza profunda. 

 

Essa limpeza é feita em consultório e consiste na retirada de tártaro e aplicação de flúor.

 

Junto a profilaxia é preciso manter alguns cuidados como:

 

  • Escovação cotidiana;
  • Uso do fio dental;
  • Enxaguante bucal;
  • Visita ao dentista regularmente.

 

Pessoas que apresentam prótese sobre implante dentario também precisam realizar periodicamente a profilaxia.

  1. Clareamento dental

Com o passar dos anos, é normal que os dentes escureçam ou amarelem, entretanto,  alguns hábitos, como alimentação, podem ajudar no aparecimento de manchas.

 

Para ajudar os pacientes a terem um tom mais claro dos dentes, é possível recorrer ao conhecido clareamento dental. 

Esse procedimento é bastante acessível e pode ser feito tanto em consultório como em casa, com acompanhamento do dentista.

 

No método realizado em casa, o paciente ganha uma moldeira da sua arcada e algumas porções de gel clareador, tendo que usá-los durante algumas horas no dia e ir ao dentista uma vez por semana para realizar o acompanhamento.

 

Já o método feito em consultório é feito com gel em maiores concentrações e pode ser potencializado com laser, fazendo com que o resultado apareça em até 3 sessões.

 

Contudo, cabe mencionar que o clareamento não age em implantes dentários e próteses, pois a substância não atinge a resina de que são feitos esses materiais.

 

Portanto, o tratamento de clareamento é indicado apenas para pessoas com dentes naturais.

  1. Lente de contato dental

Esse procedimento é moderno e um dos mais inovadores. Consiste na colocação de lâminas ultrafinas de porcelana nos dentes, de modo que os dentes fiquem mais brancos, sem imperfeições, e com um sorriso muito mais alinhado.

 

A única atenção para esse procedimento é que ele é somente estético. Se houver problemas estruturais é necessário tratar antes da colocação das lentes.

  1. Aparelho ortodôntico

É o tratamento mais conhecido, sendo usada para consertar dentes tortos e desalinhados. Também ajudam com problemas de mordida.

 

Assim, vimos que a odontologia estética é uma importante aliada para quem quer dentes mais brancos, limpos e alinhados, incluindo tratamentos que atendem a funcionalidade e a estética, como os implantes dentarios.

 

No entanto, lembre-se que estes tratamentos sempre serão melhor aproveitados se acompanhados de uma boa escovação e cuidados diários com a boca e os dentes. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

By vitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *