O cuidado com a saúde bucal tem impactos importantes no cotidiano dos pacientes, podendo afetar a saúde geral, a autoestima e os níveis de confiança pessoal.  

Inclusive, estudos indicam que um paciente satisfeito com a autoimagem consegue ter um desempenho melhorado no ambiente de trabalho. Apresentando melhores índices de produtividade, comunicação e trabalho em grupo.

Importância de ter uma boa saúde bucal

Atualmente a preocupação com a aparência dos dentes tem aumentado muito entre pessoas de todas as idades.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia (SBOE), a procura por tratamentos estéticos, como o clareamento dental, cresceu mais de 300% nos últimos anos.

Essa é uma tendência em plena ascensão. Isso porque, as pessoas têm percebido o impacto que o sorriso causa nos relacionamentos, na vida pessoal e na própria autoestima.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cuidado bucal é tão importante que é considerado como um critério para definir os índices de qualidade de vida. 

Isso porque a saúde dos dentes afeta a mastigação, fala, digestão, sociabilidade e ainda pode originar doenças sistêmicas quando não está adequada.

A reposição de um dente por meio de um implante dentário, por exemplo, facilita a alimentação, melhora a comunicação e ainda previne problemas de feridas bucais que podem aparecer com o uso de próteses dentárias.

Enquanto isso, a falta de cuidado com a saúde dos dentes tem graves efeitos na saúde do paciente, como a predisposição a:

  • Doenças cardiovasculares;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Propensão à pneumonias;
  • Indução do parto prematuro;
  • Derrame.

Isso porque as bactérias presentes na cavidade bucal podem causar infecções que se espalham para a corrente sanguínea e afetam todo o corpo. Esses microrganismos também afetam a integridade dos dentes e a saúde emocional do paciente.

Como os cuidados bucais auxiliam na manutenção da autoestima

O sorriso é um ponto focal importante no rosto e é a primeira impressão que passamos para as outras pessoas. 

Desta forma, a aparência dos dentes pode impactar na autoconfiança – principalmente ao falar em público –, nas qualidades das relações e, consequentemente, na autoestima.

Realizar cuidados básicos, porém constantes, na cavidade bucal é essencial para manter os dentes saudáveis e livres de doenças aparentes ou halitose. 

Além disso, esses cuidados simples são facilmente integráveis ao cotidiano e capazes de deixar o sorriso ainda mais bonito.

Higienização

A rotina de higienização bucal é fundamental para a preservação dos dentes e de toda a saúde da boca. 

A escovação correta, acompanhada pelo uso diário do fio dental e o enxágue bucal, são responsáveis por retardar a ação bacteriana e impedir que esses microrganismos estraguem o sorriso.

Além disso, uma boca livre de cáries ou inflamações gengivais corre menos risco de desenvolver halitose e outros problemas que podem ser constrangedores, especialmente em momentos de interação social.

Por isso, é necessário realizar essa limpeza ao menos três vezes ao dia – ou após cada uma das refeições –, e lavar corretamente os acessórios odontológicos, como o aparelho invisivel ou a prótese dentária.

Profilaxia

Nem sempre a escovação será suficiente para remover toda a placa bacteriana ou o tártaro. Assim, o acompanhamento regular com o dentista torna possível a limpeza profunda e a aplicação do flúor.

Essa intervenção é necessária, pois o acúmulo de bactérias, nas áreas de mais difícil acesso, podem produzir ácidos corrosivos aos dentes.

É por meio da ação desses ácidos que se formam cáries e a gengiva é atingida por inflamações, podendo causar problemas periodontais e outras doenças que acometem todo o organismo.

Dentes saudáveis são sinônimos de sorriso bonito, logo, a prevenção do surgimento de doenças, bem como o diagnóstico precoce, auxilia em melhores resultados de tratamentos e até nos custos. 

Como o valor de um implante dentário, que pode alterar de acordo com a necessidade de enxerto ósseo, em casos mais graves.

Desta forma, o paciente deve comparecer a consultas de rotina uma vez a cada seis meses, para a checagem da saúde bucal e para sanar dúvidas.

Tratamentos cosméticos

Além da manutenção da integridade dos dentes, os pacientes também podem realizar procedimentos estéticos odontológicos que visam melhorar a aparência e harmonia do sorriso, em pouco tempo.

A lente de contato dental, por exemplo, consiste na aplicação de placas de cerâmica ultra finas em volta do dente original. 

Na prática, ela é utilizada para corrigir falhas no espaçamento entre os dentes, padronizar tamanhos, esconder o escurecimento ou manchas, devolver o brilho e consertar quebras e trincos na superfície dentária. Essa técnica é capaz de fazer tudo isso em apenas quatro sessões. 

Assim, muitos pacientes têm procurado seus dentistas e avaliado o quanto custa lente de contato dental, pois ela pode melhorar toda a aparência do sorriso e, consecutivamente, o rosto do paciente, agregando qualidade à estrutura e na saúde mental.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida

By vitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *