gargalos operacionais

Qualquer obstáculo que influencie de forma negativa a fluidez das operações de uma empresa, é considerado como um gargalo operacional.

Ocasionando assim, em um processo mais demorado e custoso, atrasando a entrega dos resultados.

Portanto, independentemente do tipo de empreendimento, é muito importante saber identificar quais esses gargalos operacionais e eliminá-los definitivamente. 

A fim de garantir a competitividade de um negócio é preciso lançar mão de inúmeras estratégias, a começar pelo mapeamento dos processos até a implantação de softwares que auxiliam no controle de fluxo de trabalho.

A intenção desse artigo é te ajudar a identificar esses gargalos operacionais, a fim de acabar com eles e tornar seu empreendimento mais próspero. 

 

Como combater os gargalos operacionais

 

A primeira medida para combater os gargalos operacionais, é encontrar onde acontecem esses problemas. 

Se a sua empresa conta com uma equipe qualificada, que saiba diagnosticar a existência desse tipo de transtorno, que pode comprometer muito a competividade no mercado, certamente chegará mais rapidamente a uma solução.

Normalmente são utilizadas as seguintes técnicas para avaliação de possíveis gargalos operacionais: 

Avaliar inputs (entradas) e outputs (saídas)

 

Ao avaliar todos os recursos que são utilizados para a realização dos processos, consideram-se as entradas, já a conclusão da tarefa são as saídas, ou resultado.

 

De tal forma que se os materiais usados para determinada atividade não for o suficiente para produzir o que foi estipulado, prejudicando o seu fluxo, tem-se um gargalo operacional que poderá prejudicar os resultados esperados. 

Fazer o mapeamento dos processos

 

Com certeza, essa etapa é uma das mais eficientes para a identificação dos gargalos operacionais.

 

Já que, é realizada uma criteriosa análise de uma ponta a outra, de todas as atividades executadas, e por meio de um desenho desse fluxo aponta cada ação e os possíveis erros cometido em cada uma delas.

 

Desse modo, o mapeamento permite e identificar e solucionar com maior facilidade e agilidade tais contratempos, minimizando os efeitos negativos. 

Identificar as causas dos gargalos operacionais

 

Embora muitas ações são apresentadas, levando em consideração os sintomas, é preciso se atentar às causas para que esses problemas possam ser dissipados, a fim de que não afetem os resultados. 

 

Assim sendo, assim que alguma irregularidade for detectada, é preciso investigar até que se chegue à raiz do problema.

 

Dessa maneira, ações mais assertivas poderão ser tomadas, eliminando de vez os pontos que estão trazendo prejuízos ao processo. 

 

Acompanhar os indicadores de desempenho

 

Com o propósito de analisar os resultados dos processos, os indicadores de desempenho avaliar se o estímulo empregado com o intuito de alcançar os objetivos estão sendo suficientes. 

Por meio desse tipo de análise, pode ser feito um comparativo entre o que foi planejado e o que foi realizado, mostrando ainda, por quais motivos não foi possível bater essas metas.

 

Logo, o gestor poderá encontrar os gargalos operacionais, avaliar suas consequências e então apontar exatamente o que levou a essas falhas. 

 

Adotar a melhoria contínua como parte da cultura organizacional

 

Para que os processos possam ser aprimorados a cada dia, é preciso investir na melhoria contínua.

Assim, mesmo diante de um novo problema, é possível resolver os antigos com maior agilidade e ainda minimizar seus efeitos.  

Como agir para eliminar os gargalhos operacionais

 

Com medidas simples, mas fundamentais, é possível eliminar os gargalos operacionais:

  • Faça um fluxograma do trabalho;
  • Identifique as causas e sub-causas dos gargalos operacionais;
  • Tenha profissionais bem treinados;
  • Utilize softwares modernos;
  • Crie um plano de ação eficiente.

Conclusão

 

Definitivamente, são inúmeras as maneiras que existem para combater os gargalos operacionais, que se não tratados a tempo, podem trazer sérias consequências para seus resultados. 

Por isso, a melhor opção é colocar em prática essas medidas, para aperfeiçoar os processos e evitar desperdícios.

 

Vale ressaltar ainda que há uma significativa redução de custos, aumento da qualidade e produtividade, como também aumento dos lucros da sua empresa. 

By vitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *