analise de mercadoo

Entender seus clientes é a chave para o sucesso de qualquer startup. Se você não tem um conhecimento profundo de quem são seus clientes, terá problemas para desenvolver produtos que realmente atendam às necessidades deles e terá dificuldade para desenvolver uma estratégia de marketing bem-sucedida.

É aqui que entra uma análise de mercado. Pode parecer um processo complexo e desanimador, mas felizmente não é.

 

O que é uma análise de mercado?

Uma análise de mercado é uma avaliação completa do mercado atual . 

Depois de concluído, você terá um melhor entendimento do volume e valor do mercado, segmentos de clientes em potencial e seus padrões de compra, a concorrência, as barreiras à entrada e as regulamentações do setor.

 

Por que você deve realizar uma análise de mercado

Esteja você redigindo um Plano Enxuto ou elaborando um plano de negócios detalhado para um banco ou outro investidor, espera-se uma análise de mercado sólida. Mas, não faça apenas uma análise de mercado porque você está desenvolvendo um plano. Faça isso porque o ajudará a construir uma estratégia mais inteligente para expandir seus negócios. 

Depois de ter um conhecimento profundo de seu mercado, você estará melhor posicionado para desenvolver produtos e serviços que seus clientes vão adorar. E embora mergulhar na pesquisa de mercado possa parecer uma tarefa assustadora, pode ser dividido em quatro elementos simples:

  • Visão geral do setor: você descreverá o estado atual de seu setor e para onde ele está indo.
  • Mercado-alvo: Quem são seus clientes reais? Você vai detalhar quantos deles estão lá, quais são suas necessidades e descrever sua demografia.
  • Concorrência: descreva o posicionamento, os pontos fortes e os pontos fracos de seus concorrentes.
  • Preço e previsão: seu preço ajudará a determinar como você posiciona sua empresa no mercado, e sua previsão mostrará que porção do mercado você espera obter.

Como conduzir uma análise de mercado

Agora, vamos entrar em cada etapa com mais detalhes para que você saiba exatamente o que precisa para sua análise de mercado.

1. Visão geral da indústria

Nesta etapa, você descreverá seu setor e discutirá a direção que ele está tomando. Você desejará incluir as principais métricas da indústria, como tamanho, tendências e crescimento projetado.

A pesquisa e a análise da indústria são diferentes da pesquisa de mercado. Quando você está pesquisando seu setor, está olhando para todas as empresas como a sua. Isso é diferente da pesquisa de mercado, na qual você está aprendendo sobre seus clientes. 

A visão geral do seu setor mostra aos investidores que você entende o cenário mais amplo no qual está competindo. Mais importante, ajuda a entender se haverá mais demanda por seus produtos no futuro e o quão competitivo o setor provavelmente será.

Por exemplo, se você vende telefones celulares, deseja saber se a demanda por telefones celulares está crescendo ou diminuindo. Se estiver abrindo um restaurante, você vai querer entender as grandes tendências de jantar fora. As pessoas estão comendo em restaurantes cada vez mais com o tempo? Ou o mercado está encolhendo potencialmente à medida que os consumidores aproveitam os serviços de entrega de alimentos?

Se você estiver nos Estados Unidos, o Censo dos EUA tem excelentes dados do setor disponíveis . Também descobri que o Statista é útil. Você também deve pesquisar a associação do seu setor – eles geralmente possuem uma riqueza de informações sobre as tendências do seu setor.

 

2. Defina o seu mercado-alvo

Seu mercado-alvo é a seção mais importante de sua análise do setor. É aqui que você explica quem é seu cliente ideal. 

Você pode descobrir que, no decorrer de sua análise, identifica diferentes tipos de clientes. Quando você tem mais de um tipo de cliente, faz o que é chamado de segmentação de mercado. É aqui que você agrupa tipos semelhantes de clientes em segmentos e descreve os atributos de cada segmento. 

Você precisará começar de forma ampla e refinar sua pesquisa definindo os seguintes elementos. 

Tamanho do mercado

Ao contrário do tamanho da indústria, que geralmente é medido em dólares, o tamanho do seu mercado é quantos clientes em potencial existem para o seu produto ou serviço. Temos um ótimo método para descobrir o tamanho do seu mercado, sobre o qual você pode ler aqui .

Demografia

Descreva a idade, sexo, educação, renda típicos de seu cliente e muito mais. Se você pudesse pintar uma imagem de seu cliente perfeito, é aqui que você descreverá sua aparência.

Localização

Onde seus clientes estão localizados? Um país, região, estado, cidade, condado específico, você deseja descrever aqui. Você pode até descobrir que sua base de clientes é segmentada com base na localização, o que pode ajudá-lo a determinar onde fará negócios.

Psicografia

É aqui que você precisa entrar na mentalidade de seus clientes, saber suas necessidades e como eles reagirão. Quais são os gostos e desgostos dos seus clientes? Como eles vivem? Qual é a personalidade deles? 

Esta peça pode até ajudá-lo a abordar melhor a análise da concorrência. 

Comportamentos

Esta é essencialmente uma extensão de algumas de suas informações psicográficas. Explique como seus clientes compram e compram produtos como os seus.

Tendências

O comportamento do cliente está sempre mudando. Se houver tendências que você notou em seu mercado-alvo, detalhe-as aqui.

Concorrência

Sua análise de mercado não está completa sem pensar na concorrência . Além de saber com quais outras empresas você está competindo, uma boa análise competitiva apontará as fraquezas da concorrência das quais você pode tirar vantagem. Com esse conhecimento, você pode se diferenciar oferecendo produtos e serviços que preenchem lacunas que os concorrentes não abordaram.

Ao analisar a concorrência, você deve dar uma olhada nas seguintes áreas.

Competição direta

São empresas que oferecem produtos e serviços muito semelhantes. Seus clientes em potencial provavelmente estão comprando dessas empresas.

Concorrentes indiretos

Pense na competição indireta como soluções alternativas para o problema que você está resolvendo. Isso é particularmente útil e importante para empresas que estão inventando novos produtos ou serviços. Por exemplo, o primeiro software de gerenciamento de tarefas online não estava competindo com outros gerenciadores de tarefas online – estava competindo com planejadores de papel, notas adesivas e outras listas analógicas de tarefas.

Como você é diferente

Você não quer ser igual à concorrência. Certifique-se de discutir como sua empresa, produto ou serviço é diferente do que a concorrência está oferecendo. Para um tipo de negócio comum, como salões de beleza, sua diferenciação pode ser localização, horário, tipos de serviços, ambiente ou preço.

Barreiras à entrada

Descreva quais proteções você tem em vigor para evitar que novas empresas concorram com você. Talvez você tenha uma ótima localização ou patentes que ajudem a proteger sua empresa.

A melhor maneira de pesquisar sua concorrência é conversar com seus clientes em potencial e perguntar de quem eles estão comprando no momento e quais soluções alternativas estão usando para resolver o problema que você está resolvendo. Obviamente, passar algum tempo no Google para descobrir o que mais está disponível também é uma ótima ideia.

 

Etapa 4: preços e previsão

A etapa final em uma análise de mercado é descobrir seus preços e criar uma previsão de vendas para entender melhor que parte do mercado você acha que pode obter.

Primeiro, pense sobre seu preço. Obviamente, você deve garantir que seu preço seja mais do que o custo para fazer e entregar seu produto ou serviço. Mas, além disso, pense na mensagem que seu preço passa aos consumidores.

Os clientes geralmente associam preços altos à qualidade. Mas, se você está precificando a extremidade mais alta do espectro, precisa ter certeza de que o resto do seu marketing também está sinalizando que você está entregando um produto ou serviço de alta qualidade. Da aparência de sua empresa ao logotipo e experiência de atendimento ao cliente, preços altos devem vir com uma experiência de alta qualidade durante todo o processo de vendas.

Na outra extremidade do espectro, talvez você esteja competindo como uma alternativa de baixo preço para outros produtos ou negócios. Se for esse o caso, certifique-se de que seu marketing e outras mensagens também transmitam a mesma mensagem unificada.

Depois de ter uma ideia de seu preço, pense em quanto espera vender. Sua pesquisa do setor entrará em ação aqui, enquanto você pensa sobre quanto do mercado geral você espera capturar. Por exemplo, se você está abrindo um novo tipo de mercearia, você vai querer saber quanto as pessoas gastam com mantimentos em sua área. Sua previsão deve refletir uma parte realista desse gasto total. Provavelmente não é realista ganhar 50% do mercado no primeiro ano.

No entanto, não cometa o erro de presumir que você pode facilmente obter 1% de um mercado muito grande. 1 por cento de um mercado de 3 bilhões de dólares ainda é $ 30 milhões e, embora 1 por cento pareça um número pequeno e alcançável, você precisa entender e explicar como irá realmente adquirir esse volume de clientes.

By vitor

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