gestao de pessoas na empresa

Você sabe o que é HRM Recursos Humanos? O Human Resource Management é uma maneira de se referir à Gestão de Recursos Humanos e está ligado a uma série de técnicas e ferramentas que são utilizadas para fazer a gestão do capital humano de uma companhia. 

 

A esse conceito, está atrelado o HRMS, sigla para Human Resource Management System. O termo em questão descreve um conjunto de softwares que, quando utilizados, facilitam o gerenciamento das funções internas do RH, como os dados de colaboradores, registro de ponto, treinamentos, recrutamentos, etc.

 

Podemos dizer que, por meio dessas ferramentas, o RH se torna não apenas mais tecnológico, mas consideravelmente mais produtivo. Trata-se de uma maneira de automatizar processos que outrora deveriam ser feitos manualmente e a de simplificar questões de caráter burocrático.

 

Essa é a primeira dica para melhorar a gestão de pessoas de uma companhia, na verdade: apostar em dispositivos tecnológicos que possam facilitar os processos cotidianos, integrando dados e diminuindo ruídos na comunicação. Uma vez feito isso, tudo se torna mais fluido.

 

Abaixo, listamos mais quatro dicas que podem auxiliar na gestão de pessoas de uma empresa. Confira.

Fortalecimento da comunicação interna

Vamos lá: a comunicação interna é o setor ou as medidas que visam garantir o alinhamento dos objetivos e o bom relacionamento entre a empresa e os seus colaboradores. Por meio de ações direcionadas, garante-se que a equipe esteja “na mesma página”.

 

Uma boa comunicação interna pode, além disso, melhorar o clima organizacional: com a diminuição da distância entre departamentos e setores, cria-se a noção de que todos estão trabalhando pela mesma coisa. As relações interpessoais e a valorização do trabalho em equipe, nesse ínterim, ganham destaque.

 

Empresas que têm um bom diálogo com os seus trabalhadores também diminuem o turnover (a rotatividade de funcionários), uma vez que criam um ambiente em que é fácil trabalhar e onde todos acreditam que podem se comunicar livremente. É uma grande vitória chegar a esse ponto!

Para implementar boa comunicação, é preciso conhecer os colaboradores de forma profunda: para tal, convém aplicar questionários, promover entrevistas e, depois disso, elaborar um planejamento adequado.

Apostar no desenvolvimento dos profissionais

Empresas que apostam na mudança são pioneiras: não é por acaso que são reconhecidas por quem deseja mudar de vida e ascender na carreira profissional.

 

Uma boa forma de turbinar a gestão de colaboradores é através do oferecimento de benefícios diferenciados, como cursos de inglês ou de pós-graduação, participação em eventos de grande porte, workshops, etc.

 

Circunstâncias do gênero fazem com que as pessoas se sintam mais próximas de seus contratantes, visto que passam a observar essa relação como uma via de mão dupla de verdade. O resultado disso, claro, é a criação de funcionários que “vestem” a camisa da companhia.

Incentive o feedback

A troca de informações e percepções sobre ocasiões, performances e comportamentos permite aos funcionários que corrijam situações que por ventura possam prejudicar o andamento dos projetos e a produtividade dos outros.

 

O feedback é importante também para os líderes, que podem ouvir de seus liderados e buscar formas de conduzi-los a um caminho mais interessante. Para os liderados, o feedback dos mais experientes é uma forma de tornar o trabalho ainda mais especializado e refinado.

 

Nem todos os colaboradores se sentem à vontade para falar sobre o que sentem e perceberam “ao vivo”, digamos assim. Caso seja esse o caso, a melhor opção é incentivar que emitam suas opiniões através de formulários online. Assim, todos poderão ter acesso às percepções dos demais, sem que ninguém se sinta exposto.

Tire um tempo para reconhecer as conquistas e comemorar

As empresas crescem quando todos estão alinhados e dispostos. Se as equipes têm trabalhado coerentemente e produzido resultados, o melhor que se pode fazer é reconhecer o esforço e o sucesso das pessoas envolvidas. 

 

Se os resultados alcançam o desejado ou o ultrapassam, faz sentido oferecer aos colaboradores algum tipo de compensação: um bom café da manhã, um happy hour caprichado ou mesmo um jantar em um restaurante próximo são capazes de gerar uma incrível sensação de bem-estar e reconhecimento.

 

Além disso, vale sempre verificar a possibilidade de pagar o esforço com recursos que fazem diferença na vida cotidiana: bonificações, por mais que pareçam tímidas, já são capazes de gerar publicidade positiva.

By vitor

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