Bairro Santana > Horto Florestal

Horto Florestal

   

Horto Florestal

O Parque Estadual Alberto Löfgren, conhecido como Horto Florestal, localiza-se na cidade de São Paulo, a cerca de onze quilômetros do centro do município.


Foi criado pelo Decreto 335 de 10 de fevereiro de 1896 por iniciativa do botânico sueco da Comissão Geográfica e Geológica do Estado, Albert Löfgren. Por este motivo o Parque Estadual da Cidade passou posteriormente a ter seu nome.


Ocupa uma área de 174 hectares no pé da Serra da Cantareira e fica dentro do parque Parque Estadual da Cantareira, exatamente ao fim da Rua do Horto. Seu perímetro é de 47.875 metros.


Abriga o Instituto Florestal, órgão estadual que coordena as Unidades de Conservação do estado de São Paulo. Lá se encontra a casa de verão do governador do estado, residência pública que abriga o governador vigente. Pode-se visitar também o Museu Florestal Otávio Vecchi, que possui o maior acervo de madeiras da América Latina. Ao lado do museu fica o marco do Trópico de Capricórnio que corta o parque.


Seus ecossistemas são o horto botânico e o arboreto. Possui dois lagos com ilhas formadas por raízes de árvores, um campo de futebol que já abrigou o Esporte Clube Silvicultura, possui playground, área para pic-nic, trilhas, fontes de água mineral, pista de joggingalém disso são encontrados muitos animais, como tartatugas, garças, macacos-prego, capivaras, patos, gansos, pássaros silvestres entre outros.


Parque Estadual Horto Florestal

Rua do Horto, 931

Horto Florestal, São Paulo - SP

Fone: (11) 2231-8555

Funcionamento: Diariamente, das 6 às 28h

Entrada Franca